Com 29 anos, Alexandria Ocasio-Cortez, congressista norte americana, está fazendo com que jovens mulheres se engajem cada vez mais na política. Uma das estratégias de aproximação com o público alvo é o uso do batom vermelho Beso “Stay All Day” da marca Stila.
Ela usou o batom na posse combinado com argolas, nenhum deles esperados para o ambiente, nem para a solenidade. No twitter ela afirmou que escolheu os itens para que as meninas do Bronx pudessem se sentir representadas e, quando julgadas, dizer que estão vestidas como uma congressista. O Bronx, onde ela morou o trabalhou como bartender, é um bairro de NY que tem como maioria de moradores negros, imigrantes e pessoas de baixa renda.
Ocasio é de origem latina e o batom vermelho também garante uma conexão direta com eles. Além disso, a cor traz modernidade e poder para as roupas mais tradicionais que ela usa no parlamento. O batom ajuda a reforçar a juventude, mas mostra como ela é autentica e determinada. Além disso, como a própria já declarou, um batom com cor intensa faz com que a aparência dela fique rapidamente arrumada, mesmo quando está com roupas mais básicas.
Outra função importante do batom vermelho é reafirmar que a mulher pode sim gostar de se arrumar, se maquiar, e isso não diminui em nada a capacidade intelectual e profissional dela. A parlamentar inclusive fez um vídeo com tutorial de maquiagem no site da Vogue onde destacou que o cuidado com a imagem é uma das decisões mais importantes que todo mundo deveria tomar diariamente.
Outro detalhe importante de lembrar é que, apesar de Alexandria ser uma parlamentar de esquerda, a escolha da cor não tem nada a ver com a corrente política que ela segue, porque nos estados unidos o vermelho é a cor da direita. Sendo assim, o uso do batom tem como finalidade politica reforçar a representatividade do poder feminino, latino e demais minorias norte-americanas.